Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Edda Mussolini visita Piracicaba


O ano de 1939 representa uma época fatídica nos acontecimentos da política mundial, é nele que se inicia a 2ª Guerra Mundial, um dos episódios mais marcantes do século XX.

O jornal “O Diário”, que circulava em Piracicaba (SP) no período, foi responsável por relatar a visita de uma condessa que tinha por sobrenome um dos nomes mais conhecidos no contexto político mundial, Edda Mussolini.

Edda Mussolini Ciano era esposa do Sr. Conde Ciano, ministro do exterior da Itália, e filha de Benito Mussolini, chefe do governo Italiano e criador do partido fascista. Com sua comitiva, Edda visitou algumas cidades do Brasil, entre elas Piracicaba, a convite da família Morganti, donos da fazenda Monte Alegre.

No dia 31 de Maio um anúncio na página principal de “O Diário” convidava a população para saudar a visitante:


Na data da visita, uma correção sobre o local do encontro era anunciada:


No outro dia, um artigo de capa descrevia a visita ocorrida. Recebida com todo um cerimonial na fazenda Monte Alegre, com a presença de autoridades, uma orquestra era responsável por tocar os Hinos do Brasil, da Itália e a marcha fascista em sua recepção.


A condessa almoçou e visitou rapidamente as instalações do local e partiu rumo a Estação da Paulista, onde uma multidão a aguardava. Por fim, a visita acabou de maneira pouco feliz para a população que queria saudar a condessa, como conferimos no trecho a seguir:


Adriano Zaulkauskas, aluno do sétimo semestre do curso de História da UNIMEP.
Pesquisa realizada no acervo O Diário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário