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sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O Bonde Elétrico


Os bondes elétricos chegaram a Piracicaba em 1916, inaugurado pela “The Southern Brazil Eletric Co. Limited”. A Cia trouxe para a Noiva da Colina, um luxo que apenas os que moravam na capital possuíam. A primeira linha foi destinada a Escola Agrícola, a 2° para a Vila Rezende e a 3° para a Paulista. A instalação do bonde foi um imenso progresso para a cidade de Piracicaba, lembrada até hoje, principalmente pelos seus moradores de idade mais avançada. A garagem para os bondes era localizada na Praça José Bonifácio, ao lado da Catedral.




Em 1950, a prefeitura do município de Piracicaba assumiu o serviço de bondes de Piracicaba. Em 1967, os bondes , antes considerados um avanço,  já eram tratados como obsoletos, feios e arcaicos para a época e apenas 5 circulavam pelas ruas de Piracicaba.
A edição comemorativa de 1967 do jornal “O diário” do dia 1º de agosto, em homenagem ao Bicentenário de Piracicaba, publicou uma matéria bastante extensa sobre diversos pontos históricos de Piracicaba e incluiu a chegada dos bondes a Piracicaba.
Com o fim dos serviços de bonde, em 1969, os últimos deles se encontram na ESALQ e dentro de um dos pavilhões do Engenho Central, aonde ainda hoje é possível ver uma das linhas do bonde.
Acervo CCMW.IEP/IEP, Bondinho passando ao lado do Centro Cultural Martha Watts.




Tatiane Saglietti, aluna do 6° semestre de história na UNIMEP.
Matéria realizada no acervo do Jornal “O Diário”.


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