Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Idas e vindas pelas mensagens

Cartas recebidas pelo Folclorista estão guardadas em seu acervo. Ao fundo, João Chiarini. 


“Faço-lhe um bilhete um pouco às pressas (estou abafadíssimo no trabalho do meu livro que tenho de entregá-lo até dezembro encontrando-me extremamente atrasado) para lhe dizer que terei muito prazer de ler o romance de Cecílio Elias Neto sobre o açúcar (...). Um abraço para o romancista e outro para você”.

Estas palavras, de 27 de outubro de 1965, são trechos de uma, das diversas cartas escritas pelo escritor Jorge Amado (1912-2001), ao Professor e Fundador do Centro de Cultura e Folclore de Piracicaba, João Chiarini (1919-1988).
Amigo pessoal de grandes intelectuais, como, Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Oswald de Andrade, entre tantos outros, Chiarini tem em seu acervo as cartas que trocava com essas pessoas.
Carta de Chiarini para Rocha Netto.


Em seu acervo, destaca-se uma carta enviada em 07 de agosto de 1965, da União Brasileira de Escritores (UBE). Assinada por um dos associados, Wilson Pinto pede desculpas por não “satisfazer o seu agradável pedido”. Chiarini, também folclorista, havia solicitado exemplares de “Mandú e a Deusa Branca”, “As mais belas lendas brasileiras” e “Dicionário mitológico brasileiro”.  
Convites para grandes festividades, também são destaques em seu acervo: 
“Participando dos festejos do 199° aniversário de fundação de Piracicaba, a Câmara Municipal realiza às 20 horas do dia 1º de agosto, uma sessão solene comemorativa, para a qual temos a honra e a satisfação de convidar V.Excia. (...). Contando com a presença atenciosa de V.Excia. à festiva solenidade, antecipando-lhe os agradecimentos e apresentamos-lhes os nossos protestos de elevada estima e consideração”, finaliza Francisco Antonio Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba.


Primeira edição de "Tieta do Agreste" autografado pelo próprio autor. 

Após 02 de dezembro de 1988 (falecimento do folclorista), a família Chiarini, continuava recebendo mensagens de amigos e Organizações. Uma delas é do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP):

“Exma. Família João Chiarini: O IHGP envia os votos de pesar pelo seu falecimento, reiterando que Piracicaba perde com ele uma de suas forças intelectuais mais expressivas. Às vésperas do Santo Advento, que desejar também muita paz”.  

Cartas, ofícios, revistas, entre outros materiais, estão disponíveis para pesquisa no Espaço Memória Piracicabana.



Reinaldo Diniz, aluno do quarto semestre do curso de Jornalismo da UNIMEP.
Pesquisa realizada no acervo João Chiarini.



Nenhum comentário:

Postar um comentário