Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Violência no futebol da Noiva da Colina

Durante toda história do Futebol podemos ver o fanatismo futebolístico gerando verdadeiras guerras entre torcidas adversárias como, por exemplo, na Inglaterra com os Hooligans que, durante vários anos, agiam nos jogos e fora deles com grande violência e no Brasil, com as torcidas organizadas das grandes capitais. No interior do Estado de São Paulo isso não foi diferente. Essas brigas aconteciam até mesmo entre times de uma mesma cidade como vemos no processo abaixo.


No dia 9 de Julho de 1923, em Piracicaba, o Cartório da cidade recebeu uma denúncia envolvendo agressão no Campo da Sociedade Esportiva XV de Novembro durante um jogo de futebol. O agressor, Christovam, atacou a vítima, Epitácio, com duas facadas pelas costas, durante uma briga entre as equipes participantes do jogo.
            O jogo havia ocorrido na tarde do dia 27 de maio de 1923, entre o Clube de Estudantes da Escola Agrícola Luiz de Queiróz e um Clube amador da Vila Rezende. No meio da partida ocorreu uma discussão entre os jogadores, os assistentes e os espectadores dos dois times. As pessoas presentes invadiram o campo discutindo e agredindo com socos e pontapés que foram distribuídos dos dois lados. No entanto, Christovam, que estava na arquibancada observando este momento de confusão, invadiu o campo e atacou covardemente pelas costas o estudante Epitácio com golpes de faca, produzindo nele ferimentos leves. Os jogadores que presenciavam a cena entre Christovam e Epitácio foram apartar a briga, prendendo o agressor em flagrante.
O réu foi incluso nas penas do artigo 303 do Código Penal vigente na época, porém, depois de um longo processo, Christovam foi absolvido das acusações com um julgamento que teve decisão unanime pela liberdade do acusado. Essas e outras histórias podem ser encontradas aqui no acervo do Fórum, com processos que datam de 1801 até 1946.


Tiago Favaris, aluno do quinto semestre de Sistemas de Informação da Unimep.

Pesquisa realizada no acervo do Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário