Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Um dia para a História


Doado em 2012 ao Centro Cultural Martha Watts pelo professor de história da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), Uassyr de Siqueira, o jornal “Movimento” (1975-1981), segundo o professor em entrevista ao portal eletrônico da Universidade, fez parte da chamada imprensa alternativa. Criticava a ditadura militar e clamava pelo retorno à democracia.


Em um exemplar do jornal, Raimundo Pereira (jornalista) relata sobre uma das maiores manifestações populares já realizada no país:
Primeiro de maio de 1979. Estádio Vila Euclides, São Bernardo do Campo (SP). Mais de 130 mil pessoas, na maioria operários, realizaram um dos maiores “Dia do Trabalhador” da história do país, em resposta à intervenção do governo nos Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC. O ato durou cerca de duas horas. Luís Inácio da Silva (Lula), na ocasião presidente do Sindicato, foi o mais aplaudido. A intervenção citada é condenada unanimemente por representantes de alguns milhões de trabalhadores.



No total, 56 sindicatos promoveram a manifestação, somando mais de 1,1 milhão de trabalhadores. Além do Sindicato dos Metalúrgicos, o Sindicato dos Médicos e Jornalistas, também participaram.
Foram 21 reivindicações, citando três (ver lista completa no link abaixo): Fornecimento gratuito e obrigatório, aos empregados de uniformes, óculos, capacetes, aventais, macacões, botas, calçados, luvas, quando exigidos pelas empresas na prestação de serviços; Abono de falta ao empregado estudante, para fins de prestação de exames escolares, condicionada prévia comunicação à empresa e comprovação posterior; Garantia ao empregado admitido para a função de outro dispensado sem justa causa, de igual salário ao do empregado de menor salário na função, sem considerar vantagens pessoais;
O 1° de maio unitário foi promovido também pela União Estadual dos Estudantes, a entidade dos universitários que, na época, congregava 60 entidades, estava em fase de reorganização e que até tempo antes, era considerada ilegal; e pelo Centro Brasileiro pela Anistia, a seção paulista de um movimento nacional pelo fim das punições e perseguições políticas, pelo retorno dos exilados ao País e pela apuração dos crimes cometidos pela repressão.

Mais informações sobre a manifestação do dia 1° de maio de 1979, ou outros assuntos, podem ser encontradas no Espaço Memória Piracicabana, localizada no subsolo do Centro Cultural Martha Watts, de segunda a sexta, das 09h às 12h e 13h às 17h.

Vídeo sobre a manifestação de 1979:


Reinvidicações propostas pelos Sindicatos participantes do ato:





Reinaldo Diniz aluno do terceiro semestre de Jornalismo da Unimep.
Pesquisa feita no acervo do jornal Movimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário