Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O começo do XV de Piracicaba




Matéria retirada do livro ' A história do XV' de Delphim Rocha Netto


O XV de Novembro de Piracicaba nasceu da fusão entre o “12 de Outubro” e o “E.C.Vergueirense”, sua fundação foi em 15 de novembro de 1913, mas em 11 de outubro do mesmo ano o “Jornal de Piracicaba” publicou a noticia de que mais um clube de “foot-ball” seria inaugurado em Piracicaba, intitulado como XV de Novembro.
O Clube que era constituído por “rapazes distintos” teve seu primeiro campo na Rua do Conselho (atual Governador Pedro de Toledo), no seu inicio de vida, o XV foi dirigido por uma diretoria provisória ate 4 de dezembro de 1913. Sua primeira partida foi dia 16 de novembro de 1913 contra o “Sport Recreio Normalista”, que venceu por 2 a 0.
A primeira vitoria foi quando ganhou o seu primeiro titulo de campeão piracicabano contra o “Sportivo”, que era o detentor da supremacia local desde sua fundação em 1903. Esse jogo ocorreu no dia 18 de outubro de 1914 e foi festejado durante anos pelos quinzistas. O primeiro jogo internacional ocorreu numa quarta-feira, dia 15 de agosto de 1928 no campo quinzista contra o “Peñarol Universitário – Uruguai”, o XV jogava com o nome de Seleção Piracicabana e ganhou a partida por 2 a 1.
O XV de Piracicaba sempre teve um reconhecimento significativo por ser um dos "grandes" times do interior.


Marina Souza Cordeiro, estudante do 2º semestre de jornalismo da UNIMEP.
Acervo: Rocha Netto


Nenhum comentário:

Postar um comentário