Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Festival de Poesia


Fichas do festival de Poesia


O segundo Festival de Poesia de Piracicaba ocorreu em 1975, com a coordenação de João Chiarini. Foram inscritos cerca de 165 concorrentes, de 63 cidades diferentes, que enviavam suas fichas  com cópias das poesias anexadas . A ficha de inscrição era composta por nome, endereço, escolaridade, título das poesias e em algumas o pseudônimo do concorrente.
Em algumas fichas vinham mensagens diferentes, como a de Darcy Rodrigues, de Limeira, que mandou as suas poesias para Chiarini para serem avaliadas antes de entrarem para o concurso, pois ela temia que elas não fossem consideradas poesias e sim prosas. Maria Albertina (Sula), diz em sua ficha de inscrição que a poesia de número cinco é uma singela homenagem ao radialista João Donchezelli, que desapareceu tragicamente na sua data natalícia, 07.10.1975.
Não houve limite de idade, alguns inscritos ainda cursavam o ginásio, outros eram alunos de odontologia, de relações públicas professores, estudantes de letras, entre outros.
Para a análise das poesias, Chiarini mandou cópias a amigos, e pediu para que respondessem quais eram as poesias de sua preferência, em resposta muitos demonstraram um descontentamento no que leram, um de seus jurados chega a escrever a seguinte frase: “Acho que a poesia morreu. Desgraçadamente!”
A reclamação de que as poesias eram de um nível muito baixo está relatada em algumas cartas, algumas nem chegavam a ser consideradas poesias para os jurados, eram prosas sem ritmo e sensibilidade alguma, assim eles sugerem nas cartas que da próxima vez se faça um concurso entre os “acadêmicos de Piracicaba”. As poesia vencedora foi “O ovo”, de Roberto do Valle. As poesias, as fichas e as correções dos jurados fazem parte do acervo João Chiarini e podem ser vistas no Espaço Memória Piracicabana.


Leniara Santos, aluna do terceiro semestre de História da UNIMEP.
Acervo: João Chiarini

Nenhum comentário:

Postar um comentário