Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 23 de março de 2012

Em 1914, fotografias são utilizadas como provas periciais.

Foto usada pela pericia, simulando como teria ocorrido o homicídio.


No dia 25 de março de 1914 o caso I.M, um caso de homicídio chamou a atenção da sociedade piracicabana, pois foi um dos poucos documentos da época que possuem fotos feitas pelos peritos para reconstituírem o crime.
I.M foi um negociante sírio, que residia na cidade e foi assassinado no bairro de Serra Negra. O acusado foi seu sobrinho, também sírio e negociante, J.A.H, que era o único acompanhante de I.M. no momento de sua morte e que aparentemente foi contraditório em seu depoimento as autoridades. 
O acusado alegava que ambos teriam sido vitimas de um assalto e que enquanto tentava fugir, seu tio foi atingido pelos tiros de uma garruncha, depois ao retornar ao local, o jovem observou que os bolsos de seu tio estavam vazios, sem o dinheiro que havia anteriormente.
Para comprovar sua inocência, os advogados de J.A.H acompanhados de peritos, fizeram fotos e a reconstituição do crime, sendo bastante realistas e criteriosos em sua análise que contou com uma charrete bastante parecida com a da vitima, por final anexaram a averiguação ao processo. O recurso surtiu efeitos, o jovem foi absolvido no seu julgamento.



André Medolago,  Aluno do terceiro semestre de Jornalismo da UNIMEP.
Pesquisa Realizada no acervo do Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário