Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

A cronologia de Piracicaba


O historiador Leandro Guerrini, quando funcionário da Biblioteca Pública Municipal, começou a colecionar informações e notas referentes à história de Piracicaba e as registrou em fichas. A partir disso, o fichário foi crescendo e com o passar dos anos o trabalho havia se tornado um hobby de grande paixão do autor.  

Foram dezenas de viagens para cidades como Itu, São Paulo, Rio de Janeiro, para conseguir o máximo de informação possível que lhe desse uma linha cronológica detalhada sobre os acontecimentos que, inclusive, precedeu a fundação de Piracicaba.

O livro, “História de Piracicaba em Quadrinhos”, programado para ser publicado em 1970, atrasou um ano e foi a primeira publicação editorial do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba. Nele temos uma reconstrução histórica dos eventos de importância da região, como a criação da Vila de Itu em 18 de abril de 1654, nascimento de pessoas que fizeram parte da história da cidade e muito mais.

“1 DE AGOSTO – Dando cumprimento as ordens recebidas de D. Luiz Antonio de Souza Botelho e Maurão, governador da capitania de São Paulo, Antonio Correia Barbosa funda oficialmente a Povoação de Piracicaba, para onde viera , na margem direita do rio do mesmo nome“

O primeiro volume encerra-se no ano de 1861, no aniversário da cidade com um “artigo de postura” proibindo o trabalho dos fogueteiros e a utilização da pólvora.


Roberto Carlos Habermann, aluno do quinto semestre do curso de Publicidade e Propaganda da UNIMEP.
Pesquisa realizada no Acervo “Rocha Netto”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário