Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

terça-feira, 13 de novembro de 2018

AI 5


Em 14 de dezembro de 1968 o Diário de Piracicaba noticiava a imposição do Ato Institucional nº 5 e do Ato Complementar 38. O AI 5 impunha várias ações arbitrárias como a cassação de mandatos parlamentares e dos direitos políticos do cidadão, suspendia também a garantia de obter habeas corpus e o Ato Complementar 38 determinava o fechamento do Congresso.  Em dezembro de 2018 completam 50 anos da implementação do AI 5, que foi o período mais aterrorizador da Ditadura Militar brasileira.


Cecílio Elias Neto, claramente incomodado com os rumos políticos do Brasil, escreveu um texto no jornal criticando o AI 5 e o fechamento do Congresso.

“Criança! Não verás um país como este. Onde foi mesmo que eu vi isso? Teria sido Ronald de Carvalho ou Olavo Bilac quem o escreveu? Confesso: estou confuso. E amnésico. Aprendi, por exemplo, que Lincoln – ou teria sido Chacrinha? – teria dito que a democracia era governo do povo, para o povo e pelo povo. Depois, eu li também - e não me lembro talvez se no curso de Direito, se no Pato Donald – que os poderes da República são harmônicos e independentes entre si.  E isso significaria que o Legislativo legisla, o Executivo administra, o Judiciário julga. E, agora, me contam que fecharam o Congresso...Estarei mesmo amnésico?”



Vivian Monteiro, Historiadora do Espaço Memória Piracicabana.
Pesquisa realizada no acervo “O Diário”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário