Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 28 de maio de 2018

A Revolução Cubana pelo jornal “O Diário”


O jornal “O Diário” circulou na cidade de Piracicaba entre década de 30 até a década de 90. Suas publicações eram sobre fatos gerais nas áreas de esporte, política e cultura tanto em esferas nacionais e regionais quanto estrangeiras.
Apesar de ter o seu foco principal nos acontecimentos da cidade de Piracicaba, esse noticiário impresso reservava com frequência o espaço de uma página inteira para noticiar o que acontecia no mundo.
Em 1959 parte das suas publicações das edições dos meses de janeiro e fevereiro retrataram, através de pequenas notas, os acontecimentos da Revolução Cubana que teve início no dia 1º de janeiro e ganhou espaço na primeira página da edição do dia 03/01 do Diário.



Apesar de não possuírem um representante oficial em Cuba para acompanhar de perto o que ocorria por lá, a redação do jornal utilizou de informações cedidas por agências de notícias da época para noticiar o fato. 
Além de trazer relatos específicos como o intitulado “Fuzilamentos não passarão de 450”, o qual continha informações sobre a declaração que Fidel Castro deu perante centenas de operários dizendo que os fuzilamentos em Cuba não passariam de 450, o Diário também apresentava notas sobre reações dos brasileiros diante da revolução. As edições dos dias 06 e 05 de Janeiro contêm exemplos dessas notas.


A última notícia divulgada entre os dois primeiros meses do ano de 1959 foi veiculada na quinta-feira 05/02 na quarta página e era intitulada “Fidel Castro para presidente da República cubana”.


 Sttefanie Erescov, aluna do quinto semestre do curso de jornalismo da Unimep.

 Pesquisa realizada no acervo O Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário