Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

As Charges do Jornal Movimento: Recortes de 1979

O jornal “O Movimento” foi um periódico brasileiro de imprensa alternativa que teve sua circulação em território nacional de 1975 a 1981.

Na última página de cada edição havia a sessão “Corta Essa” onde eram selecionadas charges e cartoons para serem publicadas. Charges são desenhos ou caricaturas que tem por finalidade satirizar algum acontecimento atual. Geralmente, de conotação política, a charge utiliza desse seu recurso satírico para criticar algo ou alguém daquele determinado tempo e momento histórico.


Como no exemplo da charge acima que tem por finalidade ironizar a truculência policial com os contrários as ações do governo militar. No entanto, e quando os acontecimentos políticos atuais, após todas as ressalvas de seus respectivos momentos, acabam por parecer, até demais, com os acontecimentos do passado. 



Os temas políticos das charges acima buscam dentro de nós, por mínimo que seja, alguma manchete de jornal ou noticiário online recente. E, novamente, com todas as ressalvas, acabamos associando  a momentos atuais.
Esse e outros temas relacionados ao jornal “O Movimento” podem ser pesquisados no acervo do Espaço Memória Piracicabana* no Centro Cultural Martha Watts.




*Horário de funcionamento do EMP:  9h-12h / 13h-17h

Guilherme ErlerPedrozo, aluno do 2º Semestre de História da UNIMEP.
Pesquisa realizada no acervo Jornal O Movimento.


Um comentário: