Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O trauma da bola: a copa de 82 por João Saldanha


No acervo Rocha Netto, além de termos um grande acervo fotográfico e de periódicos, o acervo possui uma grande quantidade de livros voltados para o futebol, um deles chamado “O trauma da bola: a copa de 82 por João Saldanha” publicado em 2002 pela editora Cosac & Naify.
Em 14 de Junho de 1982, o Brasil estreou na copa do mundo e João Saldanha era correspondente do Jornal do Brasil neste período. O livro é uma compilação de artigos desta época.







Saldanha foi uma das maiores personalidades do futebol brasileiro, dono de um temperamento forte e sem “papas na lingua”,  foi técnico  da seleção nas eliminatórias da copa de 70, sendo demitido três meses antes do campeonato mundial por motivos politicos. Após sua demissão, passou a trabalhar como comentarista esportivo em TVs, rádios e jornais.



O Brasil estava eufórico perante uma das maiores seleções, desde a era Pelé e Garrincha, recheada de craques como Junior, Zico, Falcão e Sócrates.
Em um dos artigos publicados no livro intitulado “Um jogo de advertência”, de 20 de maio de 1982, Saldanha criticou ferozmente a seleção brasileira pelo empate contra a equipe da Suíça em jogo amistoso.



            Na Copa de 82, o Brasil derrotou a Espanha, União Soviética, Escócia, Nova Zelândia e Argentina em pouco mais de 21 dias. A seleção brasileira parecia invencível.
Saldanha manteve os pés no chão, contudo, parecia adivinhar o desfecho trágico para a seleção Brasileira: no dia 5 de julho de 1982 o time perdeu para a Itália por 3 a 2, e foi eliminada do campeonato mundial. Um dia após a derrota, Saldanha expressou toda sua indignação em um artigo intitulado “O limite da estupidez”.



Adriano Zaulkauskas, estudante do sétimo semestre do curso de História da Unimep.
Pesquisa realizada no acervo Rocha Netto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário