Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Escritor austríaco e sua esposa se suicidam na região serrana do Rio de Janeiro


Em sua carta Zwieg descreve o Brasil como ‘país magnifico’.



No dia 23 de fevereiro de 1942, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, o famoso escritor e historiador Stefan Zweig se suicidou junto de sua esposa Elizabeth. O autor de diversas obras como biografias de Dostoievski, Tolstoi, Nietzsche entre outras personalidades, além de romances como “A confusão de emoções”, “Brasil país do futuro” e “Balzac”.

O austríaco nascido em Salzburg havia seguido ao Brasil nos anos 30, devido a expansão da ideologia neo-nazista que havia se espalhado pela Alemanha e logo chegara na Áustria.
A escolha para se refugiar no Brasil se deu através de viagens que ocorreram durante os últimos anos de sua vida na Bahia. Seu descontentamento com a política europeia e com a guerra foram a causa de sua depressão e seu suicídio.
Segundo o jornal O Diário de São Paulo o casal foi encontrado abraçado na cama. Stefan vestia calça escura, camisa amarela e gravata escura e Elizabeth vestia um roupão bege e estava deitada sobre o companheiro, um copo com cianureto foi encontrado em cima da mesa do quarto.



André Medolago, aluno do quinto semestre de Jornalismo da UNIMEP
Pesquisa realizada no Acervo: João Chiarini

Nenhum comentário:

Postar um comentário