Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

JORNAL "O DIÁRIO"

           O jornal piracicabano “O Diário” que circulou durante 58 anos na cidade é integrante da história da “Noiva da Colina”. De 1935 a 1993, este jornal, não se acanhou em expor divergências políticas durante a época vigente de sua periodicidade.
         O Diário de Piracicaba, fundado em 1935, circulou durante 58 anos. Em 1968, tornando-se orgão regional, passou a chamar-se O Diário. Alternou fases áureas com outras críticas, porém sem deixar de desempenhar importante papel na vida social e política da cidade. (ALVIM, Gustavo Jacques Dias PUC/SP – 1998 – TESE )
            Os interessados em conhecer esta fonte histórica – O Diário – poderão visitar o Espaço Memória que possui a coleção do jornal e verificar os mesmos.
         Neste mês de setembro, estaremos postando no blog notícias referentes ao Colégio Piracicabano, que foram publicadas pelo jornal durante o período.


Piracicaba, Sexta-feira 13 de Setembro de 1935

Piracicaba, Sexta-feira 13 de setembro de 1934
por: Jacob Diehl Neto

          Um trecho da notícia acima:

         "...De mim, confesso que não passo pelas calçadas do Collegio, onde pisaram, em dezenas de annos, tantos milhares de alunnos; nem perscruto o seu interior, por onde andaram vultos iminentes da nossa história; nem olho para as suas janellas, de onde se debruçaram, lembrando, nostalgicamente, o seu paiz distante, as devotadas "misses" que vieram para tão longe difundir os benefícios da instrucção, - sem que uma viva emoção me assalte, e o meu espírito se transporte para o passado, e delle caminhe para os dias de hoje, evocando uma jornada grandiosa, em que surgem, como pioneiras maximas, "miss" Watts, "madame" Renotte e "miss" Stradley..."









Nenhum comentário:

Postar um comentário