“O Diário de Piracicaba, fundado em 1935, circulou durante 58 anos. Em 1968, tornando-se orgão regional, passou a chamar-se O Diário. Alternou fases áureas com outras críticas, porém sem deixar de desempenhar importante papel na vida social e política da cidade. ” (ALVIM, Gustavo Jacques Dias PUC/SP – 1998 – TESE )
Os interessados em conhecer esta fonte histórica – O Diário – poderão visitar o Espaço Memória que possui a coleção do jornal e verificar os mesmos.
Neste mês de setembro, estaremos postando no blog notícias referentes ao Colégio Piracicabano, que foram publicadas pelo jornal durante o período.
![]() |
Piracicaba, Sexta-feira 13 de Setembro de 1935 |
![]() |
Piracicaba, Sexta-feira 13 de setembro de 1934 por: Jacob Diehl Neto |
Um trecho da notícia acima:
"...De mim, confesso que não passo pelas calçadas do Collegio, onde pisaram, em dezenas de annos, tantos milhares de alunnos; nem perscruto o seu interior, por onde andaram vultos iminentes da nossa história; nem olho para as suas janellas, de onde se debruçaram, lembrando, nostalgicamente, o seu paiz distante, as devotadas "misses" que vieram para tão longe difundir os benefícios da instrucção, - sem que uma viva emoção me assalte, e o meu espírito se transporte para o passado, e delle caminhe para os dias de hoje, evocando uma jornada grandiosa, em que surgem, como pioneiras maximas, "miss" Watts, "madame" Renotte e "miss" Stradley..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário