Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Acarajé

Registrado no acervo Chiarini, encontramos uma anotação escrita "a próprio punho" do autor do acervo sobre culinária brasileira. Inspirado nestas anotações, Fellipe - aluno de gastronomia da Unimep - , pesquisou sobre o Acarajé e deu a dica culinária para o blog.


ACARAJÉ - uma especialidade gastronômica da culinária afro-brasileira feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite-de-dendê. O acarajé pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá, caruru ou salada, quase todos componentes e pratos típicos da cozinha  baiana.

HISTÓRIA
     O primeiro historiador e intelectual afro-descendente, o brasileiro Manuel Querino conta na primeira descrição etnográfica do acarajé ,A Arte Culinária na Bahia” de 1916,  que no início, o feijão fradinho era ralado na pedra, de 50 cm de comprimento por 23 de largura, tendo cerca de 10 cm de altura. A face plana, em vez de lisa, era ligeiramente picada por canteiro, de modo a torná-la porosa ou crespa. Um rolo de forma cilíndrica, impelido para frente e para trás, sobre a pedra, na atitude de quem mói, triturava facilmente o milho, o feijão, o arroz".  O acarajé dos Iorubás da África ocidental (Togo, Benin, Nigéria, Camarões) que deu origem ao brasileiro é por sua vez semelhante ao Falafel árabe inventado no Oriente Médio. Os árabes levaram essa iguaria para a África nas diversas incursões durante os séculos VII a XIX. As favas secas e Grão de bico do Falafel foram alternados pelo feijão-fradinho na África.                                                                                                                                                                                                                     
No Brasil as palavras àkàrà  que significa bola de fogo e je  que significa comer foram reunidas numa só, acara-je, ou seja, “comer bola de fogo” isto devido ao modo de preparo do prato.
                                                                            
INGREDIENTES ACARAJÉ

1    litro de azeite de dendê para fritar
1 colher (sobremesa) de sal
1 dente de alho
300 g de cebola em pedaços
1 kg de feijão fradinho quebrado

Camarão para Acarajé:
1 cebola picada em pedaços bem pequenos
1 xícara (chá) de caldo de peixe ou de camarão
coentro a gosto
½ xícara (chá) de azeite de dendê
100 g de camarão seco defumado sem cabeça

Modo de Preparo
Numa bacia grande, coloque o feijão e lave várias vezes, até sair toda a casca. A seguir, deixe de molho por 3 horas. Escorra o feijão, coloque no liquidificador, junte a cebola, o alho e o sal e bata até obter uma pasta. Antes de fritar, bata novamente a pasta com uma colher, até ficar bem fofinha. Numa panela grande, aqueça bem o azeite-de-dendê. Com a ajuda de duas colheres, molde os bolinhos e frite-os no azeite. Sirva-os recheados com camarão ou com os recheios à parte.
Camarão para acarajé: Numa panela, coloque todos os ingredientes e misture. Leve ao fogo e refogue por 3 minutos.




Texto inspirado nas anotações de João Chiarini (acervo do CCMW - Espaço Memória Piracicabana), e elaborado por Fellipe Chuahy, aluno do 4° semestre do Curso de Gastronomia da Unimep.





2 comentários:

  1. Seria muito bom que o gastrônomo colocasse em prática a teoria!!!hum...

    ResponderExcluir
  2. Achei super legal a história do acarajé!
    Mais uma vez o blog está de parabens!

    ResponderExcluir