Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

terça-feira, 8 de junho de 2010

Tributo à Rocha Netto

Se estivesse vivo, no próximo 9 de junho, o jornalista Rocha Netto completaria 97 anos. Nascido em Itu, em 1913, ele veio a Piracicaba em 1919. A partir desse ano e ao longo de sua vida, Rocha Netto criou e organizou um dos mais completos acervos de fotos e informações sobre futebol. O jornalista morreu no dia 23 de agosto de 2003, em Piracicaba. O acervo que criou atualmente está sob os cuidados e preservação do Centro Cultural Martha Watts. Para homenageá-lo, reproduzo algumas das frases ditas por ele, em entrevistas e outras ocasiões do período em que trabalhamos juntos.

“O A Encarnado foi desenhado por um estudante da Escola de Agronomia. Eu apenas batizei de A Encarnado porque antigamente, quando se referia ao time de basquetebol, futebol e outros esportes que jogavam pelo Brasil afora, ele era tratado de “o time dos estudantes”, “o time da Luiz de Queiroz”, “os rapazes da Agronomia”. E eu achei então muito mais importante achar um slogan curto... E foi aí que ele nasceu”.

“Quando comecei o meu arquivo, em 1919, recortava fotos e figurinhas em balas de futebol, revistas e ia recortando. A pergunta que você fez agora, todo mundo faz. Se eu achava que o meu trabalho de criança ia se transformar, resultar nesse gigante que você está vendo? Nunca esperei, fiz sem interesse nenhum, só por gostar de trabalho”.

“Os jornais de São Paulo, revistas, quando precisam, se falta uma foto na redação, eles dizem: Telefone para o Rocha Netto, ele manda para a gente”.

“Pra mim, uma foto do infantil vale tanto quanto uma da seleção brasileira. Tem gente que me deu foto há 50 anos atrás e pergunta: “Oh, Rocha, você ainda tem aquele retrato?”. “Eu tenho”. “Dá pra mostrar?”. Eu falo: “Num minuto”.

“Perguntaram quem achava melhor: Pelé ou Friedenreich? Falava: Para mim, são três nomes: Leônidas, Friedenreich e Pelé. E gostaria de não responder a pergunta”. “Ele pegou a foto dos três e falou: “Eu sou diretor do São Paulo e quero comprar um desses três jogadores aqui”. Qual é o time que o senhor torce?” Respondi: “Torço para o São Paulo FC”. “E qual dos três o senhor compraria?” Falei: “Friedenreich”. Aí, ele noticiou: “Novidades, senhores. Vocês sabiam que Friedenreich foi melhor do que Pelé? Ou que não foi Leônidas quem deu a primeira bicicleta. Vocês sabiam disso? Com as minhas perguntas, ele formulou as dele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário