Os bondes elétricos chegaram a Piracicaba em 1916,
inaugurado pela “The Southern Brazil Eletric Co. Limited”. A Cia trouxe para a
Noiva da Colina, um luxo que apenas os que moravam na capital possuíam. A
primeira linha foi destinada a Escola Agrícola, a 2° para a Vila Rezende e a 3°
para a Paulista. A instalação do bonde foi um imenso progresso para a cidade de
Piracicaba, lembrada até hoje, principalmente pelos seus moradores de idade
mais avançada. A garagem para os bondes era localizada na Praça José Bonifácio,
ao lado da Catedral.
Em 1950, a prefeitura do município de Piracicaba assumiu
o serviço de bondes de Piracicaba. Em 1967, os bondes , antes considerados um
avanço, já eram tratados como obsoletos,
feios e arcaicos para a época e apenas 5 circulavam pelas ruas de Piracicaba.
A edição comemorativa de 1967 do jornal “O diário” do dia
1º de agosto, em homenagem ao Bicentenário de Piracicaba, publicou uma matéria
bastante extensa sobre diversos pontos históricos de Piracicaba e incluiu a
chegada dos bondes a Piracicaba.
Com o fim dos serviços de bonde, em 1969, os últimos deles
se encontram na ESALQ e dentro de um dos pavilhões do Engenho Central, aonde
ainda hoje é possível ver uma das linhas do bonde.
Acervo CCMW.IEP/IEP, Bondinho passando ao lado do Centro Cultural Martha Watts. |
Tatiane Saglietti, aluna do 6° semestre de história na
UNIMEP.
Matéria realizada no acervo do Jornal “O Diário”.
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