Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Vamos medir a beleza


O Jornal Última Hora, edição estadual de São Paulo, publicou na quarta-feira, em 3 de junho de 1964, um especial chamado “Uh Revista”,  voltado às questões culturais e sociais brasileiras do período. Intitulado “Vamos medir a beleza”, na sessão Uh Feminina, uma matéria nos apresenta os ideais de beleza e do corpo para as mulheres na década de 60, disponibilizando uma tabela de pesos e medidas em faixas etárias específicas para que as mulheres pudessem se avaliar.


No decorrer da matéria, encontramos um importante acréscimo, que diz respeito ao equilíbrio entre as linhas do corpo e as proporções ideais para cada mulher. Recomenda-se, inclusive, que após os 40 anos a mulher não deve ser muito magra, pois isso facilita o aparecimento de rugas.

Mais orientações são dadas e a etiqueta torna-se uma recomendação da matéria, que orienta as mulheres de como se comportarem em um jantar, acompanhadas, por exemplo, de um rapaz.

“Você e seu acompanhante pediram pratos diferentes. Chega o seu, um pouco antes do dele, está com o prato servido à sua frente. Vai ficar esperando até que o dele apareça? Não. Comece a comer com certa calma, mas faça-o. [...] Se demorar um pouco mais, trate de coloca-lo à vontade e pedir que coma.”


Nathália Cristina da Silva, aluna do 6º semestre do curso de História da UNIMEP.
Pesquisa realizada no acervo “Jair Toledo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário