O ônibus nem sempre foi o único meio de
transporte no horizonte da cidade a locomover as massas. Os mais velhos se
lembram de um tempo onde bondes faziam a ligação do centro com os principais
pontos da cidade. Piracicaba chegou a ter 5 bondes, um bonde reboque e uma
linha de trilhos que ligavam da Av. Dr. Paulo de Morrais, Rua Boa Morte, Rua do
Rosário, Av. Rui Barbosa, Rua São João, Av. Carlos Botelho. Os bondes faziam o transporte de
trabalhadores, visitantes, donas de casa e estudantes, esses em específico
foram os mais beneficiados pelos bondes. A primeira linha ligava a Praça José
Bonifácio, no centro da cidade, a ESALQ, sendo também a última a operar.
Foi no ano de 1916 que os Bondes elétricos
passaram a operar na cidade através da empresa estadunidense, The Southem
Brasil co. Limited. A partir de 1950 a prefeitura passa a administrar os bondes
e, em 1967, encerra as linhas da Vila Rezende e da Paulista. A linha da ESALQ
só será fechada dois anos depois.
No espaço memória piracicabana, é possível
encontrar documentos que nos mostra a relação da cidade com o bonde. Utilizado
muito pelos estudantes, existia até um Passe Escolar, fornecido pela
prefeitura, um talão com 50 bilhetes de uso exclusivo do aluno, que deveria
previamente preencher com seus dados estudantis. O Talão, datado de 1954, que
se encontra no acervo Jair Toledo Veiga, não está preenchido e com algumas
folhas destacadas do seu provável uso.
Maycon Costa, estudante do 4º semestre do curso de História da UNIMEP.
Pesquisa realizada no acervo
Jair Toledo Veiga.
Informações gerais coletadas nos
seguintes sites:
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