Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Tuffy Neujen e o XV de Piracicaba


O extraordinário arqueiro Tuffy Neujen ( ou Tuffy Nuegen), que jogou no A.A. das Palmeiras e mais tarde defendeu as cores do E.C. Sírio, Santos F.C., Corinthians Paulista e seleções  Paulista e Brasileira, no ano de 1921 defendeu o arco do XV de Novembro em partidas amistosas.

“O primeiro amistoso do XV, contando no seu arco o goleiro Tufy, foi disputado contra o União Agrícola Barbarense, jogo esse efetuado debaixo de forte aguaceiro no campo da rua do Conselho. O alvinegro piracicabano derrotou o seu antagonista pela contagem de 3 tentos a 0, cujos gols foram assinalados por Foguinho (2) e Pereira (1). O arqueiro Tufy, o “rei das munhecadas” como era chamado pela imprensa brasileira, por usar os punhos para rebater as bolas chutadas contra seu arco, fez defesas espetaculares para gáudio dos torcedores da nossa cidade.” Rocha Netto no Livro História do XV de Piracicaba – Vol.1

No dia 23 de outubro, Tufy vestiu mais uma vez a camisa número um do XV de Novembro, desta feita contra o América F.C., de São Roque, em novo amistoso. Como de outras vezes, Tufy fez as suas famaosas munhecadas, arremessando a bola no córrego Itapeva, ao lado do campo do XV.

Tuffy nasceu em Santos, no ano de 1898. Ao longo de sua carreira, foi apelidado de Satanás, pois sempre estava com a barba por fazer e usava também costeletas. Além de jogador, participou de um filme,  juntamente com Friedenreich, Ministrinho e Formiga, que tinha como temática o futebol e foi o primeiro do gênero.

Fonte: Google


Vivian Monteiro, historiadora do Espaço Memória Piracicabana.
Pesquisa realizada no acervo Rocha Netto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário