Grupo Tradicional de Cururu de Piracicaba
Tradição nascida em São Paulo e muito popular no Centro-Oeste do Brasil, o Cururu segundo João Chiarini é uma “tradição honesta”, primacialmente nacional. Vindo do improviso de repentistas que pode ser religiosa ou sobre temas do cotidiano, as rimas são acompanhadas por violas, ganzás, pandeiros e reco-recos em um ritmo freqüente e espontâneo. Com o tempo sofreu poucas mudanças da sua fórmula tradicional, ao contrário das outras tradições populares, alguns a chamavam de dança, mas segundo Chiarini, ela não era suficientemente coreografada, pois os homens só ficavam em roda e bastava.
André Medolago Aluno do Primeiro semestre de Jornalismo da UNIMEP
Pesquisa Realizada no acervo João Chiarini
Parabéns pelo resgate de tantas pessoas e trabalhos que vivificaram o nome de Piracicaba. Eles não morreram, pois deixaram seus nomes mardados nas mem´rias de todos. Abraços desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino
ResponderExcluirMuito legal!!! Parabéns pelo blog!
ResponderExcluirE dia 25/08 teremos o evento de Imersão Folk no Centro Cultural Martha Watts, como parte da programação do IV Fórum de Tradições Populares de Piracicaba. Com direção a exibição de documentário do Chico Galvão sobre Cururu e trabalho de pesquisa participativa no acervo Chiarini.
Vamos participar pessoal!!!
Realmente muito bom ! Uma dúvida/curiosidade: João Chiarini era descendente da Família Circense Chiarini, que passou pelo Brasil e toda a América Latina durante grande parte do século XIX???
ResponderExcluir