Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Álbuns de Figurinhas do Rocha Netto

O Acervo Rocha Netto, localizado no Centro Cultural Martha Watts, é considerado um dos maiores do país devido a sua grande diversidade de informações da história esportiva. Em seu acervo, podemos encontrar raridades como alguns álbuns de figurinhas que contemplam vários campeonatos e também figurinhas avulsas.

A foto ilustra alguns dos vários álbuns do acervo. Vemos uma raridade que é o álbum do Campeonato Paulista de 1978.

Outro álbum importante do acervo é o do Campeonato Brasileiro de 1977-78 que tem como curiosidade 62 clubes participantes.
O acervo Rocha Netto encontra-se disponível para pesquisa no Espaço Memória Piracicabana, seu horário de funcionamento e das 9h às 12h e das 13h às 17h.


Fábio Barros Martins, aluno do 4º semestre de Publicidade e Propaganda da UNIMEP.
Pesquisa realizada no Acervo Rocha Netto.


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Acervo Elias Boaventura e a Teologia da Libertação


A foto abaixo mostra o acervo em fase de catalogação pelo Centro Cultural Martha Watts.



Boaventura foi reitor da UNIMEP entre os anos de 1978 a 1986, era doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas e veio a falecer no ano de 2012. Sua gestão, ocorreu durante o período da ditadura militar e ficou marcada pela defesa da democracia, como pode ser conferido neste link:

O acervo possui um vasto número de livros dos mais diversos assuntos, no qual pode-se destacar o material ligado à educação, filosofia, política e religião.
Deste último, destaca-se a quantidade de livros ligados a teologia da libertação, teologia de linha marxista que ganhou força em meados dos anos 80, com ênfase na justiça social e crítica ao sistema capitalista. Esta linha teológica tem como seus principais representantes o Frei Leonardo Boff e Frei Betto, este último chegou a palestrar na UNIMEP durante a gestão de Boaventura.

Abaixo, alguns dos exemplares sobre Teologia da Libertação que se encontram no acervo e que já estão cadastrados no sistema de biblioteca da UNIMEP.



Da Libertação – o teológico das libertações sócio históricas.  Leonardo Boff / Clodovis Boff
Pelas trilhas do mundo, o caminho do reino. Júlio de Santa Ana
A igreja eletrônica e seu impacto na América Latina. Hugo Assmann
A Libertação do oprimido no antigo testamento. A. Rebré


Adriano Zaulkauskas, aluno do oitavo semestre do curso de História da Unimep.
Pesquisa realizada no acervo Elias Boaventura.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Tentativa de Venda de Tijolos a Câmara Municipal Termina em Fraude



No dia 11 de Março de 1896, Pedro Guimarães foi detido em flagrante por tentar vender 20.000 tijolos de uma olaria que não lhe pertencia.

Pedro Guimarães, que tentava se passar por dono da olaria de Felipe Diehl foi pego em flagrante e levado até a delegacia pelo próprio oleiro e seu amigo Fernando Febeliano da Costa.

Após o julgamento ficou provado que Guimarães tentara vender vinte milheiros de tijolos à Câmara Municipal de Piracicaba ao valor de 50.000 réis cada um.
Pego em flagrante antes da compra ser efetuada, a pena aplicada a Pedro Guimarães se atenuou. Dessa forma, foi condenado por crime de estelionato, combinado com os Arts. 13 e 63, que asseguravam ser crime a tentativa frustrada do mesmo.




Guilherme Erler Pedrozo, aluno do 2º semestre do curso de História da Unimep.
Pesquisa realizada no acervo do FÓRUM.


segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Golpes ocorridos na década de 60 - Revista Fatos e Fotos


Em matéria publicada pela revista Fatos & Fotos, em 16 de Julho de 1966 na cidade de Brasília, encontramos uma reportagem importante para o período, se pensarmos que o Brasil estava em plena ditadura militar, é de se estranhar esse tipo de tema abordado e ainda mais as críticas ao regime ditatorial.


O artigo destaca 50 golpes ocorridos em todo o mundo. Enfatizando que todos ocorreram em países de ‘’3° mundo’’ e todos no hemisfério sul, coloca também que a cada 10 países 9 foram dados por forças militares. Como em um tutorial, a matéria demonstra quais os passos foram trilhados pelos golpistas para que, com êxito e sem o uso de “muita força”, se tome de assalto um governo eleito democraticamente.
                 
              ‘’ Golpes são mais freqüentes nos países de estrutura econômica frágil ‘’

Neste ponto fica clara a crítica ao regime ditatorial brasileiro do período. Utilizando a palavra GOLPE, sendo que a palavra utilizada por parte dos militares e seus aliados (e por maior parte da mídia) era REVOLUÇÃO.


Maycon Costa, aluno do segundo semestre do curso de História da UNIMEP.
Pesquisa realizada no acervo Rocha Netto