Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Os sons que ecoam da juventude


Banda do Instituto Formar se apresenta no Centro Cultural Martha Watts

Sob um céu de primavera, olhos atentos às partituras e à regência do maestro Marco Abreu, jovens musicistas se apresentam em grande estilo no gramado do Centro Cultural Martha Watts, na manhã do dia 27 de setembro, para alunos do Colégio Piracicabano e transeuntes. Para o regente Abreu, o contato coma a música é primordial na vida dos estudantes, “é esse o público que estará frequentando os espaços culturais e quem sabe, daqui nascerão alguns artistas através do incentivo”.


Formada por instrumentos de sopro e percussão, a orquestra traduz bem o que é “alegria e muito sonho” no “Coração de estudante” - composta em 1983, resultado da parceria de Milton Nascimento e Wagner Tiso – a música era a preferida do ex-presidente Tancredo Neves e é também a composição que Maiara Fernanda de Oliveira mais gosta de interpretar na flauta transversal, “foi ótimo me apresentar hoje aqui, ainda mais para crianças. Crianças adoram música”.

Tocaram com muita sensibilidade, obras de Pixinguinha; Tom Jobim; Chico Buarque e alguns ritmos nordestinos. Multi-instrumentista, Marco Abreu toca clarineta, saxofone e flauta desde os 13 anos de idade e garante: “Os músicos precisam ser versáteis com relação aos instrumentos e aos estilos musicais”.

O repertório que, de acordo com Abreu, é composto a partir da capacidade técnica dos instrumentistas integrantes da Banda, foi nessa apresentação exclusivamente de músicas populares. “É importante que esses jovens ouçam diferentes estilos musicais para discernir o que gosta do que não gosta, além de começar a apreciar a musica instrumental”, comenta Marco Abreu.

“Emociona! Eu sempre gostei de música e tocar é o que eu mais gosto de fazer”, revela Renan Januário. Há três anos na Banda, o músico com apenas 15 anos de idade, apesar de um pouco tímido e de voz mansa, carrega um instrumento pesado e bem grave: a tuba.

Marco Abreu costuma dizer que “a música separa o homem de uma fera”, ela é fundamental na formação do caráter, na maneira de se relacionar com o outro, na conduta disciplinar, “creio que na vida de qualquer instrumentista a música tem essa importância”, completa o maestro.

A música é sem dúvida algo divino, difícil de expressar em palavras então, para agradecer as palmas nada melhor que mais uma música para encerrar a apresentação. E a todas as interpretações fica uma “fermata” do que diz a canção do grupo 14 Bis... “Nossa linda juventude. Página de um livro bom!


Jessica Polliani Coracini, estudante do 6º semestre de jornalismo da UNIMEP.



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Sportivo Piracicaba, o pioneiro


O Sportivo foi o primeiro clube de futebol de Piracicaba 


       Piracicaba foi um dos primeiros redutos da prática de futebol no Brasil. A primeira agremiação da cidade foi fundada pelos alunos da Escola Superior de Agronomia Luis de Queiroz, o Sportivo Piracicaba que realizou a primeira partida na cidade que foi entre os seus associados, no dia 15 de novembro de 1903.
No jornal local da cidade a “Sociedade” convidava a todos que se interessassem para uma mesa provisória a fim de eleger seu estatuto e sua diretoria, a reunião aconteceu na tarde do domingo seguinte, às cinco da tarde no Clube Piracicabano. Na eleição a contribuição mensal de dois mil réis e a eleição do seu Presidente, George Gooda, foram decididas.
A primeira partida do clube contra outra representação que não fosse de Piracicaba só aconteceu três anos mais tarde em um empate em dois a dois contra o Limeira Foot Ball Club. O maior clube da cidade o XV surgiu dez anos mais tarde em 1913.


André Medolago
, estudante do 4º semestre de jornalismo da UNIMEP.
Acervo: Rocha Netto

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Remédio Milagroso

Cartaz incentivava a prática do Frevo.

‘Se você tem de 6 até 60 anos e padece de: Reumatismo, obesidade, gordura em excesso, cansaço, pressão, fígado, rins, bílis, depressão, complexos, desanimo e falta de patriotismo, o remédio mais indicado é o brasileiríssimo FREVO!’
Pelo menos é o que diz a propaganda da Real Clube-Escola ‘Império do Frevo’, de Volta Redondo (RJ). Segundo o cartaz de 1965, as aulas seriam ministradas gratuitamente pelo Prof. Caaraura ‘o maior frevista mundial’.
Esse foi um dos cartazes recebidos por João Chiarini sobre o ritmo pernambucano. Em 27 de novembro do mesmo ano aconteceu o III Congresso Nacional de Frevo no Rio de Janeiro e reuniu os maiores músicos, regentes e frevistas do país.

André Medolago, aluno do quarto semestre de Jornalismo na UNIMEP.
Pesquisa realizada no Acervo: João Chiarini



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Em 1980, o centenário da educação metodista ganha destaque


Matéria e a programação do centenário da educação metodista em Piracicaba.


O jornal “O Diário de Piracicaba” trazia em sua tiragem do dia nove de setembro de 1980 as comemorações do Centenário Metodista na cidade de Piracicaba.

A publicação conta sobre a fundação do Colégio Piracicabano e sua influencia na cidade, algumas passagens da história da cidade se misturam com a instituição, ‘Piracicaba era um lugar ideal para se instalar uma escola, a cidade é um grande centro cultural. ’
As comemorações contavam com encontros internacionais como a palestra com o geneticista Warwick Kerr no salão nobre do colégio, congressos na UNIMEP, jantares festivos e atividades esportivas para os alunos e funcionários do Piracicabano além de um culto solene na Igreja Metodista Central.


André Medolago, aluno do quarto semestre de Jornalismo na UNIMEP.
Pesquisa realizada no Acervo: Jornal O Diário