Espaço MEMÓRIA PIRACICABANA

,

Pages

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Os imigrantes na história de Piracicaba

 Capa da edição comemorativa do Jornal de Piracicaba





 “No final do século XIX e no inicio do século passado o sonho por uma vida melhor levou muita gente a deixar os seus países em direção ao Brasil, a terra prometida. A maioria vinha trabalhar na agricultura. Muitos desses vieram parar em Piracicaba cidade que ajudaram a construir.” Essa foi a capa em homenagem aos 227 anos de Piracicaba do Jornal de Piracicaba de 1º de agosto de 1994.
Na edição comemorativa, várias histórias, curiosidades, culinárias e hábitos dos povos que formaram a cidade são contados, o destaque é para os principais povos que se enraizaram na cidade: italianos, árabes, espanhóis, portugueses, judeus, suíços, japoneses e alemães.
Nessa tiragem, cada povo que participou dessa grande imigração tem uma matéria em sua homenagem, que relata desde o tino comercial de árabes, sírios e turcos e até o local onde os primeiros imigrantes japoneses viviam na cidade.



André Medolago Aluno do quarto semestre de Jornalismo da UNIMEP
Pesquisa realizada no acervo Jair Toledo Veiga


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Suicídio no bairro dos Godoy


O acervo do Fórum contém 13.407 processos de Piracicaba e cidades vizinhas, de 1801 a 1946.



No dia treze de janeiro de mil novecentos e dezesseis, o fórum de Piracicaba registrou mais um processo.
Foi o suicídio de um homem de 30 anos que trabalhava de lavrador em uma fazenda era casado e natural de Piracicaba. Segundo a perícia o lavrador durante uma tarde após sair do seu trabalho teria ingerido acido sulfúrico misturado ao leite em que bebia, apesar da tentativa de sua esposa de impedi-lo já era tarde demais, o homem havia falecido. 
O inquérito policial disse que aparentemente não houve causa evidente para o suicídio. Os depoimentos das testemunhas que contava com um vizinho da família e com o patrão do lavrador se assemelharam, pois ambos notavam um comportamento pacato e tranquilo do homem que se suicidou.


André Medolago,
aluno do quarto semestre de Jornalismo da UNIMEP.

Pesquisa Realizada no acervo do Fórum.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O começo do XV de Piracicaba




Matéria retirada do livro ' A história do XV' de Delphim Rocha Netto


O XV de Novembro de Piracicaba nasceu da fusão entre o “12 de Outubro” e o “E.C.Vergueirense”, sua fundação foi em 15 de novembro de 1913, mas em 11 de outubro do mesmo ano o “Jornal de Piracicaba” publicou a noticia de que mais um clube de “foot-ball” seria inaugurado em Piracicaba, intitulado como XV de Novembro.
O Clube que era constituído por “rapazes distintos” teve seu primeiro campo na Rua do Conselho (atual Governador Pedro de Toledo), no seu inicio de vida, o XV foi dirigido por uma diretoria provisória ate 4 de dezembro de 1913. Sua primeira partida foi dia 16 de novembro de 1913 contra o “Sport Recreio Normalista”, que venceu por 2 a 0.
A primeira vitoria foi quando ganhou o seu primeiro titulo de campeão piracicabano contra o “Sportivo”, que era o detentor da supremacia local desde sua fundação em 1903. Esse jogo ocorreu no dia 18 de outubro de 1914 e foi festejado durante anos pelos quinzistas. O primeiro jogo internacional ocorreu numa quarta-feira, dia 15 de agosto de 1928 no campo quinzista contra o “Peñarol Universitário – Uruguai”, o XV jogava com o nome de Seleção Piracicabana e ganhou a partida por 2 a 1.
O XV de Piracicaba sempre teve um reconhecimento significativo por ser um dos "grandes" times do interior.


Marina Souza Cordeiro, estudante do 2º semestre de jornalismo da UNIMEP.
Acervo: Rocha Netto


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Música sertaneja

Várias publicações de artistas do gênero.

Um dos assuntos do acervo João Chiarini é a cultura popular e o folclore, e uma de suas maiores manifestações é a cultura caipira, berço de muitas lendas, costumes e tradições, entre elas, a música Sertaneja raiz.
As publicações do meio caipira eram muito populares no interior do país, principalmente na região do Centro-Oeste e no interior de São Paulo.
Dezenas de livretos contendo letras, ‘causos’ e notícias sobre os astros da música raiz são encontrados no acervo, entre as grandes duplas nota-se algumas lendas do estilo como Tonico e Tinoco e Tião Carreiro e Pardinho.
Mas também se encontram artistas menos conhecidos pelo grande público, como Sulino e Marrueiro, Nenéte e Dórinho, Campanha e Cuiabano.
No acervo é possível encontrar partituras de músicas não só de raiz, mas também músicas de festas tradicionais como a Festa do Divino e do Cururu.



André Medolago, aluno do quarto semestre de Jornalismo na UNIMEP.
Pesquisa realizada no Acervo: João Chiarini

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Trem atropela e mata na linha férrea


Foto do processo retirado do acervo do Fórum

Na manhã do dia 5 de junho de 1944, na estreada férrea que ligava Piracicaba a Tupi foi encontrado o corpo de um homem morto, com a cabeça arrancada do tronco e com várias lesões típicas de um atropelamento.

O homem em questão foi reconhecido como Alcides, que por sinal tinha certo hábito de beber e era acostumado a passar por aquele trecho da estrada por ser mais rápido o trajeto até a sua casa, no bairro Quebra Dentes, no distrito de Tupi.
O maquinista Rodolfo prestou declarações sobre o acidente, dizendo que não percebeu nenhum homem na estrada devido a uma curva existente no local e pela má visibilidade que ali tinha. Formulou a hipótese que Alcides poderia estar deitado na linha férrea, hipótese aceita pelo delegado, por constatar que a vitima ao caminhar pelo trecho estava alcoolizada.
Ficou apurado que Alcides foi atropelado acidentalmente depois das 22 horas na noite do dia 4 de junho por um trem especial, que após conduzir pessoas para um Congresso Eucarístico, voltava para Piracicaba conduzido pelo maquinista Rodolfo.

Marina Souza Cordeiro, aluna do segundo semestre de Jornalismo da UNIMEP. Acervo: Fórum